domingo, 18 de julho de 2010

18 de julho: Dia do Trovador, Dia do Veterano de guerra e Dia dos avós.

Você sabia que no dia 18 de julho é o dia do trovador? E que esse gênero literário é considerado, atualmente, o único gênero exclusivo da língua portuguesa?
Originária da quadra popular portuguesa, a trova teve um desenvolvimento inusitado no Brasil, e é praticada atualmente por mais de 3000 trovadores em todo o país; possui até uma organização de âmbito nacional, a UBT - União Brasileira de Trovadores. O gênero começou a ser estudado e difundido só depois de 1950, propagado pelo poeta carioca Gilson de Castro (que, mais tarde, adotaria o pseudônimo literário de Luiz Otávio) juntamente com J.G. de Araújo Jorge. Em 1960, depois de participar de um Congresso do Grêmio Brasileiro de Trovadores, em Salvador, Luiz Otávio implantou uma série de seções desta entidade no sul do Brasil. O Dia do Trovador é comemorado nessa data por ser o dia do nascimento de Gilson de Castro (RJ).
O termo trova, do francês, "trouber" (achar) nos indica que os trovadores devem "achar" o motivo de sua poesia ou de suas canções. De acordo com o dicionário Aurélio, (entre outras definições) trovador é "na Idade Média, poeta ambulante que cantava seus poemas ao som de instrumentos musicais".
Lembramos que no dia 18 de julho também é comemorado o Dia dos avós e o Dia mundial dos Veteranos de guerra. Não se esqueça de parabenizar o seu avô, principalmente se ele fizer trova e for um veterano de guerra.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Projeto Alvorada agradece pelo seu comentário.